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Navegando por Autor "Silveira, Luciana"

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    As perspectivas dos pais atípicos sobre o papel do terapeuta ocupacional na inclusão das escolas regulares de São Miguel do Iguaçu
    (Uniguaçu, 2024-11-27) Eidt, Bruna Scarpari; Vogelmann, Andreia Kukul; Silveira, Luciana; Prado, Solange Marilene Melchior do
    O estudo abordou as perspectivas de pais de crianças com necessidades educacionais especiais sobre o papel do terapeuta ocupacional na inclusão escolar em São Miguel do Iguaçu, PR. Objetivou-se identificar as contribuições do TO, destacando práticas para inclusão e desenvolvimento. Foram coletados relatos de pais, explorando desafios, ganhos e percepções. A pesquisa qualitativa revelou que o TO desempenha papel essencial na adaptação do ambiente escolar, promovendo estratégias inclusivas, autonomia e integração dos alunos. As intervenções englobam atividades pedagógicas, sociais e AVD, demonstrando benefícios significativos no desenvolvimento e na participação ativa das crianças no contexto escolar regular.
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    Estratégias terapêuticas para estimular o desenvolvimento das atividades de vida diárias em crianças com Síndrome de Down
    (Uniguaçu, 2024-11-27) Carvalho, Vinicius Gabriel; Silveira, Luciana; Vollgemann, Andreia; Munarini, Daniela
    No Brasil, a Síndrome de Down é uma condição genética relativamente comum, afetando cerca de uma em cada 700 crianças nascidas. Apesar dos desafios, muitos indivíduos com Síndrome de Down vivem vidas plenas e contribuem de maneira significativa para suas comunidades, destacando a importância da inclusão e do apoio adequado para garantir seu bem-estar e potencialização de suas habilidades. Este estudo visou fornecer orientações terapêuticas eficazes, com o intuito de auxiliar os responsáveis e cuidadores. A metodologia adotada foi a qualitativa, concentrando-se na coleta de dados através de questionários com perguntas abertas dirigidas a cinco pais ou responsáveis de pessoas com Síndrome de Down. Com a realização deste estudo foi possivel observar que apesar dos responsáveis juntamente com as crianças portadoras de SD já fazerem acompanhamento com profissional de terapia ocupacional há um défcit de informação e conhecimento sobre a atuação do frofissional com a criança, contudo, foi relatado que foi identificado uma melhora na qualidade de vida. Com isso se tem a importância da realização de atividades e reuniões com os resposáveis para uma melhoria no processo evolutivo das crianças portadoras de SD.
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    Segurança domiciliar para a terceira idade
    (Uniguaçu, 2024-11-27) Ronsani, Claudia Beatriz Bortolosso; Silveira, Luciana; Sapegienski, Augusto Cesar Kappes; Buytendorp, Lauriane Alle
    A terapia ocupacional é uma área de saúde voltada para auxiliar pessoas de todas as idades a realizarem atividades diárias com mais autonomia e qualidade de vida. Entre os idosos, um fator essencial para essa qualidade de vida é a acessibilidade, que requer uma adaptação do ambiente para atender suas necessidades, facilitando a mobilidade e prevenindo acidentes. Adaptações como corrimãos, rampas, barras de apoio nos banheiros e a remoção de facilitadores de queda são fundamentais para garantir a segurança. Na Casa Reviver, em Itaipulândia, Paraná, com 6 idosos residentes (2 homens e 4 mulheres, todos independentes), o estudo revelou que as residências carecem de adaptações possíveis. Nenhuma das casas possui pisos repetidos, corrimãos ou barras de apoio, e também não há rampas para eliminar desníveis, o que expõe os moradores a um risco aumentado de quedas. Além disso, a falta de áreas de proximidade para cadeiras de rodas impede que visitantes com mobilidade diminuam o acesso aos espaços, afetando a interação social dos idosos. A adaptação ambiental, como estratégia de terapia ocupacional, busca proporcionar maior segurança e independência aos idosos, aumentando sua autonomia e diminuindo o risco de quedas. O uso de dispositivos assistivos e a promoção de intervenções para melhorar o equilíbrio e a força também são abordagens fundamentais para a prevenção de acidentes.

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