Estratégias terapêuticas para estimular o desenvolvimento das atividades de vida diárias em crianças com Síndrome de Down

Nenhuma Miniatura Disponível

Data

2024-11-27

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Uniguaçu

Resumo

No Brasil, a Síndrome de Down é uma condição genética relativamente comum, afetando cerca de uma em cada 700 crianças nascidas. Apesar dos desafios, muitos indivíduos com Síndrome de Down vivem vidas plenas e contribuem de maneira significativa para suas comunidades, destacando a importância da inclusão e do apoio adequado para garantir seu bem-estar e potencialização de suas habilidades. Este estudo visou fornecer orientações terapêuticas eficazes, com o intuito de auxiliar os responsáveis e cuidadores. A metodologia adotada foi a qualitativa, concentrando-se na coleta de dados através de questionários com perguntas abertas dirigidas a cinco pais ou responsáveis de pessoas com Síndrome de Down. Com a realização deste estudo foi possivel observar que apesar dos responsáveis juntamente com as crianças portadoras de SD já fazerem acompanhamento com profissional de terapia ocupacional há um défcit de informação e conhecimento sobre a atuação do frofissional com a criança, contudo, foi relatado que foi identificado uma melhora na qualidade de vida. Com isso se tem a importância da realização de atividades e reuniões com os resposáveis para uma melhoria no processo evolutivo das crianças portadoras de SD.

Abstract

País

Brasil

Campus

São Miguel do Iguaçu

Palavras-chave

Síndrome de Down, Terapia Ocupacional, Orientação parental, Down syndrome, Occupational Therapy, Parental guidance

Citação

CARVALHO, Vinicius Gabriel . Estratégias terapêuticas para estimular o desenvolvimento das atividades de vida diárias em crianças com Síndrome de Down: uma orientação parental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Uniguaçu, São Miguel do Iguaçu, 2024.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por