Intervação terapêutica no tratamento de Rizartrose
Nenhuma Miniatura Disponível
Data
2024-11-26
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Uniguaçu
Resumo
A rizartrose também conhecida como artrose ou osteoartrose, é uma condição crônica que afeta as articulações, caracterizada pela formação de osteócitos, inflamação sinovial e degradação da cartilagem. O objetivo geral da pesquisa foi compreender a percepção dos terapeutas ocupacionais quanto as intervenções de pacientes com rizartrose. Portanto, tratasse de uma pesquisa qualitativa de caráter descritiva, com composição de 22 participantes, terapeutas ocupacionais de ambos os sexos, atuantes em reabilitação de mãos associados da Sociedade Brasileira de Terapia da Mão (SBTM). Para a realização da pesquisa, o acesso aos terapeutas ocorreu por meio dos dados disponibilizados no site
eletrônico oficial da SBTM. Os resultados demonstraram que as intervenções mais comuns incluem o uso de órtese, exercícios de fortalecimento, crioterapia, proteção articular e educação do paciente. A maioria dos terapeutas destacou a importância dessas intervenções na redução da dor, prevenção de deformidades e melhoria da funcionalidade. Além disso, há necessidade de realizar orientações contínuas e personalizadas aos pacientes para além do consultório, utilizando materiais visuais e escritos. A pesquisa concluiu que a intervenção precoce é essencial para a reabilitação de pacientes com rizartrose, melhorando sua qualidade de vida e funcionalidade através de um tratamento adequado e contínuo.
Abstract
A rizartrose também conhecida como artrose ou osteoartrose, é uma condição crônica que afeta as articulações, caracterizada pela formação de osteócitos, inflamação sinovial e degradação da cartilagem. O objetivo geral da pesquisa foi compreender a percepção dos terapeutas ocupacionais quanto as intervenções de pacientes com rizartrose. Portanto, tratasse de uma pesquisa qualitativa de caráter descritiva, com composição de 22 participantes, terapeutas ocupacionais de ambos os sexos, atuantes em reabilitação de mãos associados da Sociedade Brasileira de Terapia da Mão (SBTM). Para a realização da pesquisa, o acesso aos terapeutas ocorreu por meio dos dados disponibilizados no site eletrônico oficial da SBTM. Os resultados demonstraram que as intervenções mais comuns incluem o uso de órtese, exercícios de fortalecimento, crioterapia, proteção articular e educação do paciente. A maioria dos terapeutas destacou a importância dessas intervenções na redução da dor, prevenção de deformidades e melhoria da funcionalidade. Além disso, há necessidade de realizar orientações contínuas e personalizadas aos pacientes para além do consultório, utilizando materiais visuais e escritos. A pesquisa concluiu que a intervenção precoce é essencial para a reabilitação de pacientes com rizartrose, melhorando sua qualidade de vida e funcionalidade através de um tratamento adequado e contínuo.
País
Brasil
Campus
São Miguel do Iguaçu
Palavras-chave
ÁREAS DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR::Ciências do Cuidado::Terapia Ocupacional, Intervanções terapêuticas, Rizartrose, Occupational Therapy, Therapeutic interventions, Rhizarthrosis
Citação
SOUZA, Laura Sabrina de. Intervação terapêutica no tratamento de Rizartrose: uma perspectiva dos terapeutas ocupacionais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Uniguaçu, São Miguel do Iguaçu, 2024.